Blog de Marketing Digital - Consultores de Marketing Digital - Informação e Ferramentas

Automação – Como fazer omoletes com 1 marketeer

Automação – Como fazer omoletes com 1 marketeer

Automação de marketing – Introdução

A automação de marketing é um conceito já ouvido um pouco por todo o lado e cada vez mais adotado entre os profissionais de marketing digital.

Estamos a falar do uso de funcionalidades de software para automatizar tarefas repetitivas e pouco produtivas da rotina de marketing. Como por exemplo o envio de e-mails, publicação em redes sociais e outras.

A automação e essas mesmas ferramentas podem ajudar os profissionais de marketing (e não só) a poupar tempo e recursos que pode usar em outras tarefas e noutros momentos.

Vamos explorar um pouco sobre a automação de marketing e como essas ferramentas podem melhorar a sua produtividade

O que é a automação de marketing?

Como já foi respondido sumariamente, a automação de marketing é o uso de tecnologia para automatizar vários processos das tarefas de marketing.

Existem várias tarefas repetitivas e que consomem tempo que podem ser automatizadas de forma a libertar o profissional para outras tarefas em que possa ser mais produtivo.

 

Que processos podem ser automatizados?

Existe uma infinidade de processos que os marketeers realizam apenas porque fazem parte das suas tarefas e são essenciais para o sucesso da sua estratégia. Não são produtivos, consomem tempo, não resultam em vendas ou em leads.

São esses mesmos processos que podem ser automatizados, no entanto mencionamos alguns abaixo:

  • importação de leads para o CRM – Copy/paste de excel para SaaS ou download de ficheiros .CSV intermináveis para depois classificar cada lead.
  • Análise de dados – A Automação pode apoiar a análise de dados de marketing (desempenho de campanhas e outros). Pode também fornecer relatórios detalhados e identificar oportunidades de melhoria.
  • Envio de e-mails – Sequências de e-mails que têm são enviadas manualmente e em tempo real. A automação permite personalizar e configurar envios de e-mails para cada fase do funil de vendas.
  • Publicação nas redes sociais – Publicar em tempo real todas as publicações do calendário de redes sociais. Pode automatizar o agendamento e publicação de todos os conteúdos.
  • Follow up de leads – Leads que necessitam de cuidado continuado e que consome tempo e recursos ao profissional. Pode encaminhar conteúdo personalizado com base nos seus interesses e/ou necessidades e comportamentos.
  • Segmentação – Estas ferramentas ajudam a segmentar a audiência a partir de vários critérios (interesses, comportamento no site, localização, dados demográficos, canal de marketing, outros). Isso permite uma melhor personalização de estratégia e campanhas de marketing.
  • Remarketing – Provavelmente dos casos mais usados de automação. É possível criar campanhas personalizadas para leads que abandonaram a compra ou visitaram páginas específicas do site de forma a recuperar as leads e aumentar as conversões.

 

Como usar a automação de marketing?

Agora que os benefícios da automação de marketing são conhecidos, pode aprender a usá-los. Aqui estão algumas dicas para usar a automação de marketing no seu dia-a-dia.

 

Identificar processos para automatizar

Deve identificar todos os processos de marketing que podem ser automatizados. Isso pode incluir todos os exemplos acima mencionados e/ou outros não indicados pois varia de profissional para profissional.

 

Escolher a ferramenta certa

Existem várias ferramentas de automação de marketing no mercado, cada uma com as suas características e preços (e algumas grátis ou freemium).

É importante escolher uma ferramenta que satisfaça todas as necessidades e possa ser integrada com as outras ferramentas já usadas no departamento de marketing.

 

Criar fluxos de trabalho

Após escolher uma ferramenta de automação, é preciso criar fluxos de trabalho para automatizar os processos. Embora pareça complexo, é relativamente simples de fazer. No entanto, deve seguir alguns passos:

  1. Identificar os objetivos – Esta é fácil! É necessário definir os objetivos de marketing e o que se espera atingir com a automação, seja aumentar a geração de leads, converter leads em clientes ou outro. Acredito que este passo já esteja feito, portanto pode avançar para o 2º passo
  2. Mapear o funil de vendas – Neste passo devem ser identificadas as etapas do funil de vendas e as ações a realizar em cada etapa do funil. Este passo é importante para entender o processo que a lead percorre desde que é captada.
  3. Criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas – O conteúdo deve ser personalizado com base nas necessidades e interesses dos leads em cada etapa (início, meio e fim de funil). Cada lead é diferente e pode ter vários desejos ou necessidades a suprir.
  4. Determinar critérios para acionar a automação – Determinar os critérios para acionar a automação de marketing em cada etapa do funil de vendas. Como por exemplo acionar a automação quando um lead preenche um formulário ou clica num link específico de um e-mail comercial.
  5. Criar fluxos de trabalho – Com base nas etapas do funil e nos critérios de acionamento da automação. Os fluxos devem ser projetados para movimentar as leads pelas diferentes etapas do funil de vendas e enviar conteúdo adequado a cada lead.
  6. Testar e otimizar – Após criar os fluxos de trabalho, os mesmos devem ser testados para garantir o seu funcionamento. Os dados devem ser analisados para constatar como as leads se movimentam no funil e como o conteúdo impacta as leads.

 

Ferramentas de automação de marketing

  • Hubspot – Plataforma de automação de marketing com recursos de gestão de leads, e-mail marketing, gestão de redes sociais, criação de landing pages e analítica.
  • Marketo – Plataforma de automação de marketing para empresas de todos os tamanhos. Altamente escalável e personalizável.
  • Sendinblue – Ferramenta de gestão de campanhas de e-mail que evoluiu para abranger outros recursos. Munido com ferramentas de automação para poupar tempo e recursos aos profissionais de marketing.
  • Zapier – Plataforma de automação que permite ligar vários serviços e aplicações para automatizar tarefas e fluxos de trabalho. Permite criar Zaps, ou fluxos automatizados que conectam vários serviços sem necessitar de programar.

 

 

 

Tópicos do "Automação – Como fazer omoletes com 1 marketeer"

Outros artigos para leres...