Blog de Marketing Digital - Consultores de Marketing Digital - Informação e Ferramentas

ChatGPT – Soluções vs Resultados

ChatGPT – Soluções vs Resultados

O ChatGPT (Chat Generative Pre-trained Transformer) é provavelmente um dos maiores avanços tecnológicos desta década, devido à utilização de inteligência artificial ao serviço de qualquer um de nós. É sem dúvida nenhuma uma das “coisas” mais brutais que já vi acontecer. Poder interagir de uma forma mais natural com um chatbot é absolutamente incrível, mais ainda, quando esse ChatBot pode resolver problemas complicados do nosso dia-a-dia, sem perder horas e horas de pesquisas.

Como referiu Marco Gouveia no seu artigo da Marketeer “…o ChatGPT significa Chat Generative Pre-Trained Transformer. É um software programado para gerar textos numa linguagem natural, de maneira semelhante a um humano. Disponibilizado ao público a 30 de Novembro, tem sido considerado uma tecnologia disruptiva e já conta com mais de um milhão de utilizadores.

Foi criado pela empresa de inteligência artificial OpenAI Inc… Actualmente, um grande parceiro e investidor é a Microsoft.”

O ChatGPT para além da inteligência artificial, conta com cerca 100 triliões de ligações neurais, e utiliza machine learning para aprender e melhorar as respostas, através do feedback dos seus utilizadores.

 

ChatGPT vs Google


O ChatGPT ao contrário da Google, devolve soluções para uma determinada questão que queiramos e não páginas e páginas de resultados para encontrarmos a solução.

 

Exemplos de utilização do ChatGPT


Alguns dos exemplos em que no último mês o ChatGPT ajudou-nos com os nossos clientes foram: escrever e-mails para para usar em email marketing de campanhas, fazer drafts de análises SWOT, criar meta descriptions, construir textos com mais de 300 palavras com determinadas que keywords, resolver problemas complicados e escrever formulas para o Google Sheets, até ao ponto de ajudar o meu filho a fazer um trabalho sobre um dos seus desportos favoritos.

A grande diferença reside em não ter que andar à procura da solução nos variados resultados que a Google fornece, mas sim ir directo à solução. Faz-me lembrar o monopólio, quem não se lembra da celebre frase – “vá directo para a cadeia sem receber 2 contos!

 

ex1_chatgpt

ex2_chatgpt

 

No futuro


Ainda um protótipo, o ChatGPT pode vir a ter várias utilizações no futuro. Por exemplo, pode ser integrado em plataformas de e-commerce para dar informações sobre produtos, automatizar o atendimento em serviços online ou escrever conteúdos.

 

Foto de Waldemar Brandt na Unsplash

Tópicos do "ChatGPT – Soluções vs Resultados"

Outros artigos para leres...