O que são as penalizações Google
As penalizações Google são as medidas que a empresa aplica em sites que utilizam más práticas SEO, ou também chamadas de técnicas Black Hat SEO. O seu objetivo é simples: Manter a integridade do algoritmo de pesquisa e garantir que são apresentados resultados relevantes e de qualidade aos utilizadores.
Quais os tipos de penalizações Google
Existem 2 tipos diferentes de penalizações Google que podem ser aplicadas para punir más práticas de SEO.
- Penalizações manuais: Aplicadas por humanos que verificaram um determinado site e concluíram que este viola parâmetros de qualidade Google.
- Penalizações de algoritmo: Aplicadas automaticamente pelo algoritmo de pesquisa quando deteta que um site utiliza más práticas SEO.
Que tipos de penalizações Google há?
Existem vários tipos de penalização aplicados pelo Google, abaixo encontram-se os mais comuns:
- Conteúdo duplicado: Utilizada em casos que o mesmo conteúdo é utilizado em várias páginas do mesmo site (ou sites diferentes).
- Manipulação de link building: Quando é detetado esquemas de link building para aumentar o ranking nos resultados de pesquisa.
- Spam de palavras-chave: Sempre que existe um uso exagerado ou excessivo de palavras-chave no site.
- Texto oculto: Em situações em que utilizada a técnica de ocultação de texto com palavras-chave para melhorar a classificação das mesmas.
- Redireccionamento falso: Por vezes os sites podem encaminhar o utilizador para uma ligação que não corresponde ao esperado, tal como no cloaking (em que o URL da ligação é disfarçado para enganar os utilizadores).
- Participação em esquemas de link building: Sites que participem em esquemas de link building serão penalizados a nível de SEO pelo Google.
- Spam de conteúdo e/ou de comentários: O site pode ser penalizado sempre que se verifiquem situações de Spam. Até Spam de comentários em sites de terceiros.
- Links inválidos: Links inválidos e páginas 404 (conteúdo não encontrado) resultam em penalizações.
- Segurança do site comprometida: Sites hackeados, com vírus ou com conteúdo malícioso irão sofrer penalizações. A falta de HTTPS (ou SSL) no site também é considerada neste ponto.
- Acessibilidade móvel: O Google já se pronunciou há muitos anos sobre a prioridade “mobile friendly”. Qualquer site que não cumpra essa premissa irá ser penalizado.
- Lentidão do site: Devia ser imperdoável, fala por si e concordo a 100%.
- Plágio: Não necessito de explicar este ponto.
O Google penaliza os sites, ou não?
Invariavelmente e por muita “tinta que possa escorrer” sobre o assunto, a verdade dos factos é que mais cedo ou mais tarde, o “Big G” acaba sempre por detetar os infratores e puni-los com as suas penalizações.
Pode demorar dias, ou pode demorar semanas ou meses, mas o algoritmo percorre toda a internet e verificar os sites para os apresentar nos resultados de pesquisa e vai ser uma questão de tempo até encontrar os sites com más práticas SEO e os penalizar.
Como recuperar das penalizações Google?
- Conteúdo duplicado: Necessário identificar todas as páginas com conteúdo duplicado e tomar as devidas medidas. Pode envolver alterar o conteúdo das páginas, remover páginas desnecessárias, adicionar elemento exclusivo a cada página, usar keywords e meta descrição diferente
- Manipulação de link building: Necessário remover todos os links obtidos através dessa via. Também é necessária uma estratégia de obtenção de backlinks orgânicos e de qualidade a curto-médio prazo.
- Spam de palavras-chave: Necessário identificar todas as páginas onde esta situação ocorra e diminuir a densidade de palavras-chave nas páginas em questão. Pode ser necessário fazer edição ao restante conteúdo das páginas.
- Texto oculto: Simples, basta remover todo o texto oculto do site e tornar todo o conteúdo visível para os utilizadores (don’t cheat!!)
- Redireccionamento falso: Necessário eliminar todos os casos de redireccionamento falso do site.
- Participação em esquemas de link building: Semelhante à manipulação de link building (remover todos os links + estratégia), mas pior… Dói e demora mais.
- Spam de comentários: Necessário remover todos os comentários Spam inseridos em sites de terceiros (a procura vai ser engraçada).
- Links inválidos: Usar ferramentas de deteção de links inválidos para facilitar a tarefa, fazer os devidos redireccionamentos 301 (com ou sem plugins WordPress), remover os links necessários do sitemap, enviar o sitemap atualizado para o Google e solicitar a reconsideração da avaliação em Google Search Console.
- Site inseguro: Aqui pode enquadrar-se várias situações, vou enumerar as mais comuns.
- Falta de SSL: Simples. Gera um SSL grátis e associa-o ao site, podes falar com o teu hosting para te ajudar!
- Hacking / virus: Eliminar o site e repor uma cópia guardada (backup) que não esteja infetada. Correr os devidos testes de segurança ao site para garantir que todo o código está livre de código malicioso e pedir a reconsideração ao Google.
- Acessibilidade móvel: Isto é SEO puro. Neste caso é necessário tomar as medidas necessárias para garantir que a experiência dos utilizadores de telemóvel é tão agradável quanto a dos utilizadores PC. Utiliza o Google Pagespeed Insights para gerar um relatório de melhorias e implementa-as.
- Lentidão do site: Outra situação de SEO puro. Dou o mesmo conselho… Google Pagespeed Insights. No entanto começa já a verificar algumas situações, nomeadamente o peso das imagens que tens no site, se tens plugin de cache e minificação/inline de código, os recursos do servidor onde o site está alojado, se tens lazy load ativo (ou não) e, caso tenhas WordPress, se os teus plugins estão atualizados.
- Plágio: Shame on you!
Fui penalizado pelo Google: Lentidão e conteúdo duplicado
Durante a minha experiência tive de lidar com dois casos de penalizações Google de maiores proporções.
No primeiro caso, o meu primeiro emprego em marketing digital (em que eu era um orgulhoso “faz-tudo”). Quando cheguei à empresa em 2016 detetei que o site não era apresentado nos resultados Google, o que me levou a investigar o porquê.
Detetei que o site era excessivamente lento, embora tivesse sido construído há cerca de 2 anos. Tratava-se de uma instalação WP com Divi (page builder) que estava por atualizar e comprar a versão paga há 1 ano.
Sinceramente, todo o site precisava de ser atualizado. O Divi, o slider, a versão do WordPress, o Hello World (sim, estava instalado), os temas originais do WP… E assim tive que o fazer com “pinças” para não mandar o site abaixo no imediato.
Atempadamente falei com a gestão do negócio devido ao problema dos plugins pagos, foi-me dada permissão para pagamento e consegui atualiza-los. No entanto, faltava-me rever que raio de plugins tinha naquele site para além do Hello World (isto foi em 2016 e ainda me lembro).
Estava todo contente pois tinha resolvido o problema dos plugins, mas embora site estivesse mais rápido… Continuava sem aparecer nos resultados de pesquisa. Porquê?
PORQUE TENS CONTEÚDO DUPLICADO E IRRELEVANTE DUARTE!!!!
Oh não… Pois tinha!! Quando revisei o conteúdo do site detalhadamente, encontrei uma série de páginas que tinham o mesmo conteúdo em todo o lado. Não estou a falar de variações ligeiras, estou a falar de copy/paste.
Copy/paste de várias partes do conteúdo sobre o principal serviço da empresa. No que supostamente seria uma descrição do mesmo, nas FAQ’s, nas vantagens, nos PDF informativos…
Neste caso tive que verificar todo o conteúdo existente sobre o serviço (que era bastante técnico) e trabalhar toda a comunicação do mesmo, de forma a ser mais apelativa, menos repetida e relevante para as palavras-chave que queria posicionar na altura (SEO).
Embora o site não fosse dinâmico (não havia produção regular de conteúdo para o dinamizar), passado algum tempo começamos a colher resultados positivos do trabalho realizado. Passámos a aparecer na primeira página e depois em alguns primeiros lugares.
Conclusão
Black Hat não compensa. Embora não seja apologista da “moral e bons costumes” (mas de resultados) no que toca a marketing digital, desenvolvo o meu trabalho para que estes sejam consistentes e fidedignos. Com Black Hat não se consegue isso.
Com Black Hat SEO consegue-se TALVEZ um crescimento notório de tráfego orgânico durante algum tempo… Mas será apenas isso. Quando o site for detectado pelo Google é o “fim da linha” (e isso não é o que um marketeer ético e profissional faria).
Para além disso este artigo mostra que não é apenas devido a uso de técnicas Black Hat SEO que um site pode ter penalizações Google. Podem haver situações externas (hacking e vírus), ou internas (SEO técnico e on-page, SSL) que não são Black Hat mas que interferem negativamente e levam a penalizações.
Por último, este artigo não se destina a ser um guia de práticas incorretas de SEO ou incentivar qualquer pessoa a praticar as mesmas.
Que nenhum profissional de marketing digital tenha de enfrentar uma penalização Google, implica um grande período de trabalho árduo para retificar todas as situações detetadas e mesmo com a sua correção o site pode não voltar às posições que ocupava.
Imagem Unsplash de Omar Ram