Introdução
Quando se trata de otimização de motores de busca (SEO), existem 3 tipos de técnicas que os profissionais de marketing digital usam: White Hat SEO, Grey Hat SEO e/ou Black Hat SEO. Cada técnica tem as suas próprias estratégias, benefícios e desvantagens. Neste artigo aborda-se cada um dos 3 tipos de SEO; exemplos de cada um, os seus prós e contras e, por fim, como lidar com uma penalização do Google por Black Hat SEO para que não fiques a “apanhar chapéus” no que diz respeito a Search Engine Optimization.
White Hat SEO
White Hat SEO é a técnica de otimização de motores de busca que segue as recomendações Google. As estratégias utilizadas são éticas e legais. O seu objetivo é melhorar a classificação do site nos resultados Google (e de demais motores de busca), ao facultar aos utilizadores conteúdo relevante e de alta qualidade. Alguns exemplos de técnicas White Hat SEO incluem:
- Criação de conteúdo de qualidade
- Otimização de palavras-chave
- Link Building orgânico
- Boa experiência do utilizador no site
Os benefícios do White Hat SEO incluem:
- Resultados duradouros e consistentes
- Melhora a reputação do site no ranking de classificação
- Segue as recomendações SEO
- Não é penalizado pelos motores de busca
As desvantagens incluem:
- Resultados a longo prazo
- Deve ser complementado por outros canais mais rápidos e/ou diretos (e-mail marketing, anúncios, outros).
- É um processo lento.
Grey Hat SEO
Grey Hat SEO é a “linha ténue” entre White Hat SEO e Black Hat SEO. As estratégias utilizadas nesta técnica não são explicitamente proibidas pelas recomendações do Google, mas também não são consideradas éticas. Alguns exemplos de técnicas Grey Hat SEO incluem:
- Compra de links
- Uso de palavras-chave irrelevantes
- Conteúdo duplicado
- Uso de spam em comentários
Os benefícios do Grey Hat SEO incluem:
- Resultados mais rápidos do que com White Hat SEO
- Pode ser uma opção mais barata do que White Hat SEO
As desvantagens incluem:
- Risco sério de penalização do Google
- É uma técnica arriscada
- Antiético
Black Hat SEO
Black Hat SEO é a técnica de otimização de motores de busca que viola as recomendações do Google, a “tal cujo nome não deve ser proferido”. As suas estratégias são consideradas ilegais e antiéticas. O objetivo do Black Hat SEO é enganar o algoritmo Google para obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa de forma rápida (o que sinceramente não recomendo a ninguém). Alguns exemplos de técnicas Black Hat SEO incluem:
- Cloaking
- Keyword Stuffing
- Doorway Pages
- Link farms
Os benefícios do Black Hat SEO incluem:
- Resultados rápidos
- Pode ser uma opção mais barata do que White Hat SEO
As desvantagens incluem:
- Penalização do Google (Ah te garanto… Podes apostar um almoço!)
- Resultados de curta duração
- Danos permanentes à reputação do site
- Antiético
Penalização do Google
Se um site for penalizado pelo Google por Black Hat SEO, podes tomar imediatamente os seguintes passos:
- Rezar a nossa Sra. do SEO
- Esperar que Deus te perdoe (o Google não te perdoa até que emendes o que está errado)
Voltando a um registo mais sério, existem algumas etapas a seguir para recuperar a classificação do site após terem sido detetadas más práticas SEO no mesmo. Essas etapas incluem:
- Identificar e corrigir o problema (pode ser desde link farming a conteúdo duplicado);
- Enviar um pedido de reconsideração ao Google;
- Aguardar a resposta do Google.
PS: É importante lembrar que a recuperação da classificação pode levar algum tempo, e em alguns casos, pode ser necessário reconstruir todo o site. Se quiseres ver mais sobre este assunto, lê o que escrevemos sobre Penalizações Google.
Conclusão
White Hat SEO, Grey Hat SEO e Black Hat SEO são técnicas de otimização de motores de busca com as suas próprias estratégias, benefícios e desvantagens. É importante seguir as recomendações Google para não sofrer penalizações, manter a reputação e tráfego do site.
Em última análise, o White Hat SEO é a técnica mais segura e duradoura, mas ao optar por usar Grey Hat SEO ou Black Hat SEO, o que pessoalmente não recomendo de todo, deve estar ciente dos riscos e possíveis consequências a médio ou longo prazo.
Foto de Klara Kulikova na Unsplash