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White Hat vs Black Hat SEO – Amigo, só de chapéu!

White Hat vs Black Hat SEO – Amigo, só de chapéu!

Introdução

Quando se trata de otimização de motores de busca (SEO), existem 3 tipos de técnicas que os profissionais de marketing digital usam: White Hat SEO, Grey Hat SEO e/ou Black Hat SEO. Cada técnica tem as suas próprias estratégias, benefícios e desvantagens. Neste artigo aborda-se cada um dos 3 tipos de SEO; exemplos de cada um, os seus prós e contras e, por fim, como lidar com uma penalização do Google por Black Hat SEO para que não fiques a “apanhar chapéus” no que diz respeito a Search Engine Optimization.

 

White Hat SEO

White Hat SEO é a técnica de otimização de motores de busca que segue as recomendações Google. As estratégias utilizadas são éticas e legais. O seu objetivo é melhorar a classificação do site nos resultados Google (e de demais motores de busca), ao facultar aos utilizadores conteúdo relevante e de alta qualidade. Alguns exemplos de técnicas White Hat SEO incluem:

  • Criação de conteúdo de qualidade
  • Otimização de palavras-chave
  • Link Building orgânico
  • Boa experiência do utilizador no site

Os benefícios do White Hat SEO incluem:

  • Resultados duradouros e consistentes
  • Melhora a reputação do site no ranking de classificação
  • Segue as recomendações SEO
  • Não é penalizado pelos motores de busca

As desvantagens incluem:

  • Resultados a longo prazo
  • Deve ser complementado por outros canais mais rápidos e/ou diretos (e-mail marketing, anúncios, outros).
  • É um processo lento.

 

Grey Hat SEO

Grey Hat SEO é a “linha ténue” entre White Hat SEO e Black Hat SEO. As estratégias utilizadas nesta técnica não são explicitamente proibidas pelas recomendações do Google, mas também não são consideradas éticas. Alguns exemplos de técnicas Grey Hat SEO incluem:

  • Compra de links
  • Uso de palavras-chave irrelevantes
  • Conteúdo duplicado
  • Uso de spam em comentários

Os benefícios do Grey Hat SEO incluem:

  • Resultados mais rápidos do que com White Hat SEO
  • Pode ser uma opção mais barata do que White Hat SEO

As desvantagens incluem:

  • Risco sério de penalização do Google
  • É uma técnica arriscada
  • Antiético

 

Black Hat SEO

Black Hat SEO é a técnica de otimização de motores de busca que viola as recomendações do Google, a “tal cujo nome não deve ser proferido”. As suas estratégias são consideradas ilegais e antiéticas. O objetivo do Black Hat SEO é enganar o algoritmo Google para obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa de forma rápida (o que sinceramente não recomendo a ninguém). Alguns exemplos de técnicas Black Hat SEO incluem:

  • Cloaking
  • Keyword Stuffing
  • Doorway Pages
  • Link farms

Os benefícios do Black Hat SEO incluem:

  • Resultados rápidos
  • Pode ser uma opção mais barata do que White Hat SEO

As desvantagens incluem:

  • Penalização do Google (Ah te garanto… Podes apostar um almoço!)
  • Resultados de curta duração
  • Danos permanentes à reputação do site
  • Antiético

 

Penalização do Google

Se um site for penalizado pelo Google por Black Hat SEO, podes tomar imediatamente os seguintes passos:

  • Rezar a nossa Sra. do SEO
  • Esperar que Deus te perdoe (o Google não te perdoa até que emendes o que está errado)

Voltando a um registo mais sério, existem algumas etapas a seguir para recuperar a classificação do site após terem sido detetadas más práticas SEO no mesmo. Essas etapas incluem:

  • Identificar e corrigir o problema (pode ser desde link farming a conteúdo duplicado);
  • Enviar um pedido de reconsideração ao Google;
  • Aguardar a resposta do Google.

PS: É importante lembrar que a recuperação da classificação pode levar algum tempo, e em alguns casos, pode ser necessário reconstruir todo o site. Se quiseres ver mais sobre este assunto, lê o que escrevemos sobre Penalizações Google.

 

Conclusão

White Hat SEO, Grey Hat SEO e Black Hat SEO são técnicas de otimização de motores de busca com as suas próprias estratégias, benefícios e desvantagens. É importante seguir as recomendações Google para não sofrer penalizações, manter a reputação e tráfego do site.

Em última análise, o White Hat SEO é a técnica mais segura e duradoura, mas ao optar por usar Grey Hat SEO ou Black Hat SEO, o que pessoalmente não recomendo de todo, deve estar ciente dos riscos e possíveis consequências a médio ou longo prazo.

 

Foto de Klara Kulikova na Unsplash

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